skip to main | skip to sidebar

EU, ELDER F.


Livros, filmes, fotografias e histórias contadas pela metade.

Resenha: 'Infância' - Graciliano Ramos

Graciliano Ramos é considerado por críticos literários um dos grandes nomes do ciclo do regionalismo nordestino e está entre os maiores romancistas brasileiros do século XX. Com livros traduzidos para línguas como francês, inglês, italiano e etc., o autor perpetua seu estilo rigoroso, cheio de períodos curtos, com ênfase nos substantivos e verbos e com pouca adjetivação que nitidamente reflete o sertão duro retratado em suas obras. Quer pela profundidade psicológica conferida aos seus personagens, quer pela problemática sociopolítica abordada em suas histórias, a obra de Graciliano Ramos alcançou prestígio internacional e se eternizou na literatura brasileira.

Em Infância (1947), Graciliano Ramos discorre sobre o seu tempo de menino, suas relações com o universo sertanejo de sua meninice e seus primeiros anos de educação, conferindo a obra um ar biográfico e memorialista. O livro, que mostra o amadurecimento da criança até os seus anos de puberdade, pode tanto ser lido como um romance quanto um conjunto de contos. O narrador já é adulto na obra e, com alguma dificuldade, vai relembrando o passado entre seus familiares e expressando como construiu sua personalidade por intermédio de experiências de dor e angústia que vivenciou quando mais jovem.

Um dos aspectos que mais chama a atenção na obra é a descrição da infância do personagem como sendo oprimida e humilhada, pois ele é um ser fraco diante dos adultos. De alguma maneira, esse cotidiano molda a personalidade da criança, pois (relembrando as aulas de sociologia da tia Maricotinha lá no ensino médio) o indivíduo é produto do meio em que vive. No livro, o narrador descreve como algumas situações do dia a dia o levaram a temer as autoridades e a enxergar a opressão presente no nosso mundo, opressão que sufoca e massacra, principalmente os mais humildes.
"As minhas primeiras relações com a justiça foram dolorosas e deixaram-me funda impressão. Eu devia ter quatro ou cinco anos, por aí, e figurei na qualidade de réu. Certamente já me haviam feito representar esse papel, mas ninguém me dera a entender que se tratava de julgamento. Batiam-me porque podiam bater-me, e isto era natural [...] Onde estava o cinturão? Impossível responder [...] Foi esse o primeiro contato que tive com a justiça."
Na narrativa, o leitor também é introduzido ao primeiro contato da criança com as letras e, por intermédio da narrativa, o autor mostra como ele próprio se interessou pela literatura e pela escrita. Graciliano descreve a experiência árdua que teve com as letras no início e também conta quando começou a se interessar pela literatura. Não muito diferente do autor, também comecei a gostar de literatura quando, com auxílio de uma professora, descobri o poder de decifrar os livros e buscar informações nas entrelinhas. Desde então, assim como o menino da obra, comecei a ler buscando significados, tentando encontrar símbolos e, quando dei por mim, já estava encantado com a literatura.

Em toda a narrativa de Infância a criança passa por um processo de aprendizagem e amadurecimento interior, principalmente ao aprender a lidar com as perdas e as dores, e esse processo é descrito com uma linguagem que até certo ponto pode afastar alguns leitores bem como atrair outros. Escrever sobre a infância é decidir prestar homenagem a um tempo perdido, distante em tudo do presente. Graciliano Ramos descreve essa fase de descobertas da vida com uma franqueza tão dura quanto as experiências relatadas no seu texto. A obra, no final, pode ser compreendida como um conjunto de memórias e como um livro que também auxilia o leitor, junto com o narrador da trama, a se encontrar.

Título: Infância

Autor: Graciliano Ramos

Editora: Record

Ano da Edição: 2006

Número de Páginas: 316

6 comentários:


  1. Adorei sua resenha, n conhecia esse livro

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu estava a procura de resenhas para este livro e acabei parando aqui. Graciliano é mesmo um dos maiores escritores que minha terra poderia dar. Ao ler sua resenha não sabia se me admirava com o livro ou com a maestria que você a compôs. Espero algum dia fazer resenha tão boas como as suas. Essa resenha eu realmente "absorvi"! Meus parabéns.
    Abraços e feliz ano novo.
    http://respiralivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Elder,
    Nunca li nada do Graciliano, mas gosto bastante de livros de memórias e inspirados na infância dos autores. Analisar sua própria vida de outra perspectiva é algo fantástico e acho muito recomendável para todos nós. Muitas das coisas pelas quais passamos na nossa infância são perdidas e esquecidas pelo tempo, mas se pudéssemos analisar tudo isso com outros olhos, veríamos que essa infância foi a base para o que somos hoje. Ótima resenha!

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O tipo de livro que gosto, parece sensível por se tratar da infância acho muito lindo, entrou fácil na listinha ainda mais depois da sua resenha cheia de empolgação.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é ótimo, mas é de difícil leitura para mim. É muito usada a mesóclise e ainda não aprendi a mesma no colégio. Algumas expressões típicas nordestinas também dificultam a leitura.

    ResponderExcluir