skip to main | skip to sidebar

EU, ELDER F.


Livros, filmes, fotografias e histórias contadas pela metade.

Das caravelas de Cabral às barbas do tio Sam (e de longe observando a terra da rainha)

Ninguém sabe que coisa quer. 
Ninguém conhece que alma tem, 
Nem o que é mal nem o que é bem. 
(Que ânsia distante perto chora?) 
Tudo é incerto e derradeiro. 
Tudo é disperso, nada é inteiro. 
Ó Portugal, hoje és nevoeiro... 

(Fernando Pessoa, Nevoeiro)

Um pouco depois de 2013 dar as caras, uma ideia um tanto pretensiosa surgiu em mim: fazer intercâmbio. O Ciência sem Fronteiras, programa do governo federal, aparentava ser o programa de intercâmbio que melhor atendia minhas humildes expectativas: cursar disciplinas do meu curso que não existem na minha faculdade e ainda ter a oportunidade de conhecer diferentes culturas. Impulsionado por uns amigos que já tinham tido essa experiência, decidi me inscrever no programa e arriscar. O meu nível intermediário de inglês, porém, logo me impediu de tentar o intercâmbio para países de língua inglesa e, num contentamento descontente, acabei me inscrevendo no programa para realizar o intercâmbio em Portugal, ora pois. Era exatamente aí que começava minha odisseia, minha volta ao mundo dentro do Ciência sem Fronteiras.

Portugal não me despertava tanta atenção, tanto pela inexpressividade na minha área quanto pelo fato de a língua nativa ser o português. Depois de inscrito no programa até cogitei desistir, mas me lembrava que Portugal é um gigantesco centro-histórico e que seria a porta para o berço da humanidade: a Europa (turistagem sem fronteiras). Então, de repente concebi a ideia de que fazer intercâmbio em Portugal seria uma experiência enriquecedora. Se eu fosse pras terras lusitanas, poderia ir em um show da Mariza, poderia visitar outros países e poderia expandir meus conhecimentos nas universidades portuguesas.

Porém, no primeiro dia de Março, a organização do programa despirocou valendo. Na minha caixa de entrada um e-mail anunciava que o número de vagas para Portugal era limitado e que eu poderia trocar minha candidatura para outro país. Nas opções constavam Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Irlanda, Itália, França ou Alemanha, mas apenas precisei ler até Reino Unido pra tomar minha decisão. UK, sem dúvida, seria o destino ideal, não apenas por ser UK, mas pelo fato de o país ser referência em pesquisa científica na minha área. Nesse dia, coloquei Portugal no bolso e me entupi de expectativas com a terra da rainha.

The XX, The Cure, The Kooks, The Vaccines, The Smiths, Metronomy, Goldfrapp, Depeche Mode, Amy Winehouse, Florence + The Machine, Marina and The Diamonds, Jane Austen, Agatha Christie, Oscar Wilde, Virginia Woolf e Charles Dickens: tudo do Reino Unido, apenas. Perderia a madrugada contando os motivos que poderiam fazer qualquer um ir para UK, mas é melhor parar por aqui porque essa história não teve um final feliz. Pobre não tem querer e claro que comigo não iria ser diferente. Na madrugada da sexta-feira passada a organização do programa enviou um comunicado aos candidatos. Por algum problema relacionado ao visto, não poderíamos ser alocados para o Reino Unido, mas para firmar o compromisso com os alunos seria dada a oportunidade de transferirmos nossas candidaturas para os EUA. Por algum motivo tia Beth não queria os brasileiros lá, mas tudo bem, recalque bate no meu green card e volta.

Confesso que em momento algum pensei nos EUA como intercâmbio e, como tantos outros candidatos, fiquei frustrado com a ideia de re-reoptar. Mas (licença que lá vem o clichê PRE-PA-RA) pessoas felizes nem sempre possuem tudo o que desejam, elas apenas sabem tirar o melhor das oportunidades que aparecem nos seus caminhos. No final, não fiz sala pra dor de reopção, UK me deixou e EUA me embalou. Olá negões, disse pra mim mesmo. It's a party in the USA.

13 comentários:


  1. "Não tinha vaga disponível pro UK e tive que realocar pros EUA". Classe média sofre né?

    Mas, deixando a brincadeira de lado, seja pro Reino Unido ou seja pros Estados Unidos, tenho certeza que será esse intercâmbio será uma ótima experiência pra ti e pra todos que irão participar. Tanto pela parte acadêmica quanto pelo turismo em si (que é a parte mais legal, não? haha)

    Quero deixar aqui, dessa vez dois parabéns. Um pelo post que está muito bom e bem humorado, e outro pelo fato de teres sido selecionado pelo programa CSF. Ambos, (tanto o blog quanto a seleção para o intercâmbio) só demonstram todo o potencial e talento que possuis, Elder. Parabéns². =)

    ResponderExcluir
  2. Adorei teu bom humor, eu ficaria no mínimo irritado HAHAHA. Interessante UK, ~~eu~~ escolheria o Canadá, um sonho que tenho há um tempo.
    Parabéns pela conquista, aproveita bem e volta com mais novidades p gente :D

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Aaadooreeeiiii.... aconteceu comigo cada letra do que vc escreveu ai. Me identifiquei 100%.. Parabéns pelo texto amigo.... e pelo amor de deus, por todos os deus, antigos e novos... que EUA nos receba.

    ResponderExcluir
  4. Oi Elder, tudo bom?
    Já amei por ter começado o post com um poema de Fernando Pessoa. Gênio da poesia, sinto-me feliz a cada verso lido. Por fim, você escreveu um texto lindo. E, para fechar com chave de ouro, ainda colocou uma música da Miley Cyrus, haha.
    Seu bom humor foi encantador, desejo para ti boa sorte nessa viagem, e que traga novidades para todos. E sim, Marina and the Diamonds é perfeição <3

    Abraços,

    http://falandominhalingua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, indiquei seu blog para participar de uma campanha de incentivo à leitura entre os blogs. Acesse o link para mais informações. http://golenerd.blogspot.com.br/2013/05/campanha-de-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  6. Espero que dê tudo certo, Elderzito =D
    E espero que ainda tenha o programa de intercâmbio quando eu entrar no doutorado u_u' Preferencialmente um para doutorado integral fora =P

    ResponderExcluir
  7. Olá , seu blog é muito bom,
    e desde já quero dar-lhe os parabéns, meu nome é:
    António Batalha, e quero deixar-lhe um convite,
    se quiser fazer parte de meus amigos virtuais no
    blog Peregrino E Servo ficarei muito radiante.
    Claro que irei retribuir seguindo também seu blog.
    Deixo-lhe a minha bênção.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Vi a indicação do teu blog no meu skoob!

    Adorei! Parabéns!
    Virei checar mais vezes.

    abraço,
    Ana
    blog: http://tracadebiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! Vamos convir que só de sair daqui já é alguma coisa, não? Meu sonho é visitar a Inglaterra - eu sei, todo mundo anda repetindo essa mesma ladainha estes tempos, por causa de One Direction e coisas... mas simplesmente não dá pra ignorar a importância de UK para a cultura popular (The Cure, The Smiths, Florence + the Machine e meu grande amor Siouxsie and the Banshees não são coisas que se ignoram facilmente. Sem contar a fofa da Marina).

    Portugal também seria um lugar interessante de se visitar - luxo imperial define rs'. Mas falando sério, até que os EUA não são tão ruins. Apesar de não serem aquele poooço de diversidade, não se pode negar o fato de serem uma potência mundial e também contribuírem muito para a cultura popular. Enfim, espero que tire bastante conhecimento e experiência deste intercâmbio e guarde tudo! Afinal, não é todo dia que se tem uma oportunidade como esta.

    Abraço!
    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. ADOREEEEEI SEU BOM HUMOR! HAHAHA
    Continue assim, estou acompanhando o Blog!! :D

    ResponderExcluir
  11. "Olá negões, disse pra mim mesmo. It's a party in the USA." Cantei junto com a Miley e SOFRI! HAHAAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAH(Eternamente)HAHAH E MAIS A CARA DA SOL HAHAHHAHAHAH AI, ELDER, TU NÃO EXISTE.
    Não fica triste, não, querido, sair do Brasil já é vitória. E nem digo por maldade, mas vais ter oportunidade de conhecer coisas, pessoas, comidas, lugares novos, tudo novo! Vai ser amor!
    Desejo boa sorte e muita luz nessa viagem de vocês. (Só não engravidem ninguém, pfv.)
    Espero que tu não esqueça o blog (e em português forever, porfa). Adoro isso aqui.
    Nhac <3

    ResponderExcluir
  12. Oi, Elder.

    De qualquer modo, acho que será valioso fazer um intercâmbio. Sempre tive vontade de ir para Paris - porque curso Gastronomia -, Canadá ou Genebra - pois estudo francês -, mas não estou mais empolgada. O motivo é que sou casada, seria muito complicado passar o tempo que eu precisaria fora - três meses, no mínimo. Enfim, desejo que a sua viagem seja muito proveitosa.

    Bon voyage, Negão! =D

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir