skip to main | skip to sidebar

EU, ELDER F.


Livros, filmes, fotografias e histórias contadas pela metade.

Resenha: 'O Hobbit' - J. R. R. Tolkien

J. R. R. Tolkien nasceu em 1892 na África do Sul e estudou Letras em Oxford, onde foi professor e desenvolveu o mundo de ficção conhecido como Terra Média. O Hobbit é um dos produtos desse mundo construído pelo autor e foi publicado em 1937. Embora o livro seja considerado infantil, pois foi escrito pelo Tolkien para os seus filhos, o rótulo  não impede que tanto crianças quanto adultos se seduzam pelas palavras do autor e se fascinem com o mundo por ele criado. 

O Hobbit conta as aventuras de Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida tranquila e despreocupada que recebe a visita de um velho mago, Gandalf. O mago propõe ao hobbit uma empreitada com treze anões, onde o objetivo da aventura é o resgate de um tesouro tomado por um maléfico e insensível dragão, Smaug. Bilbo acata a proposta e, na companhia dos treze anões, dá início a uma excursão através das montanhas e das terras abandonadas da Terra Média, enfretando trolls, orcs, wargs e elfos, tudo pelo resgate do tesouro protegido pelo dragão, que por direito pertence aos anões.

O livro se sustenta em diferentes questões e, mais do que apenas uma aventura infantil, narra uma história de guerra, ética e desenvolvimento pessoal. É fácil sentir simpatia pelo protagonista, Bilbo Bolseiro, que de hobbit tranquilo e sem problemas se transforma em herói, enfrentando os males que surgem durante a excursão e salvando sempre que pode a pele dos seus companheiros anões. Essa transformação é constatada a partir da compaixão, maturidade e coragem que germinam no peito do hobbit durante a evolução da história.

O livro é narrado em terceira pessoa, como se o próprio Tolkien estivesse conversando com o leitor, e a forma com que a história é contada faz com que os leitores se sintam os próprios filhos do escritor, escutando a história contada pelo pai antes de ir dormir. Essa característica confere a obra uma leitura agradável e um humor inocente que perpassa pelos sentimentos e vontades dos personagens.

Um dos aspectos mais cativantes da obra é a forma poética com que a história é contada. Mas quando me refiro à forma poética, quero dizer poesia mesmo, a rimas e versos. O responsável pela tradução das cantigas merece destaque, pois as rimas não foram perdidas e as canções não foram entupidas de palavras desconhecidas só para que a musicalidade fosse preservada. Quem lê poesias traduzidas geralmente vive esse drama, quando a identidade da poesia é perdida na tradução. Mas no caso de O Hobbit, o tradutor foi deveras feliz no seu trabalho.

Para além das montanhas nebulosas, frias,
Adentrando cavernas, calabouços perdidos
Devemos partir antes de o sol surgir,
Buscando tesouros há muito esquecidos.

Embora o livro seja considerado o prelúdio de O Senhor dos Anéis, ele pode ser lido como uma história independente. Mas é relevante contar que é nessa aventura que Bilbo Bolseiro encontra o anel que vai desencadear a trilogia da sociedade do anel. Mas repito, o livro pode ser lido de forma independente e pode ser muito bem apreciado sem as outras histórias que permeiam a Terra Média. No entanto, justificando a necessidade de se conhecer as outras histórias do Tolkien, reproduzo algumas palavras publicadas no The Sunday Times sobre: o mundo está dividido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram. 

O livro está sendo transformado em uma adaptação cinematográfica dirigida por Peter Jackson e terá sua história contada por meio de uma trilogia: O Hobbit - Uma Jornada Inesperada, O Hobbit - A Desolação de Smaug e O Hobbit - Lá e de Volta Outra Vez. Minha visão limitada diz que apenas um filme daria conta da história, mas é melhor esperar pelo lançamento do primeiro filme em dezembro de 2012 para saber o que o destino reserva para história do J. R. R. Tolkien. Enquanto isso, nos resta conferir o trailer da primeira parte da trilogia e aproveitar para ler O Hobbit antes do lançamento do filme.

Título: O Hobbit

Título Original: The Hobbit

Autor: J. R. R. Tolkien

Editora: Martins Fontes

Ano da Edição: 1998

Número de Páginas: 304



15 comentários:


  1. esse livro é muito lindo *--* concerteza, será lido para meus futuros filhos UAHSAUSH eu li, acho, faz uns 5 anos, e quando fiquei sabendo do film eu pirei ( nerd assumida, ok ? ) uahsaushaus Legal colocarem sobre ele aqui. Só acho estranho imaginar o Bilbo novo -.-
    bjs
    www.naquelemomentoeujuro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eldeeeeeeeeeer!!
    como sempre... tua resenha tá nota 100000000 :)
    Esse foi o único livro do Tolkien que eu já li, gostei bastante!
    assim... sei que os outros livros não seguem esse narrativa mais leve, cotudo, ainda assim decidi começar minha jornada pelo Hobbit :)
    Quem ainda não leu, leiaaa (se possível antes de ver o filme), super recomendo!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito mais fã da história depois de ter lido esse livro. As aventuras de Bilbo Bolseiro junto com a "tropa" de anões e Gandalf é genial. Um livro muito bem escrito e descrito. Gostei pra caramba da sua resenha.

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. "O mundo entre os que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e os que não leram"... preciso ir pro lado dos que já leram, e é melhor eu correr, pois quero ter lido O Hobbit antes de ver o filme hehe. Ótima resenha Elder.

    ResponderExcluir
  5. Eu sabio que iria se encantar com o mundo da terra média.

    Não deixe de lê o silmarillion, pois ele é muito esclarecedor.
    lamento apenas o fato do autor não haver concluído a aventura na íntegra (quem lê todos os livros vai entender o que digo)

    abraços junior e Elder

    ResponderExcluir
  6. Oi Elder!
    A resenha ficou espetacular,aliás o livro deve ser espetacular.Gostaria muito de ler antes de ver o filme,prefiro assim.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Elder assim como você, vim conhecer seu blog e gostei bastante.Parabéns pela qualidade de suas resenhas. Desde já, serei freguesa, rsrs
    Abraço,

    ResponderExcluir
  8. Aii eu morro de vontade de ler esse livro!
    Sou apaixonada por senhor dos anéis, de verdade, tenho um caso de amor com a história e fico indignada toda vez que lembro que não li os livros. Me dá uma dor no coração! :s
    Li apenas o primeiro livro da trilogia e estou desejando loucamente ler os dois seguintes e o Hobbit. Queria ler antes do lançamento do filme, mas ah que não vou conseguir :(
    Parabéns pela resenha, muito, muito bem escrita!
    Um beijo!

    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com/
    @Julymg2

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nada do Tolkien, e confesso que por muito tempo não me interessei por suas histórias, mas agora, com a repercussão toda do filme, fiquei com vontade de ler seus livros!

    Beijinhos,
    May :*

    ResponderExcluir
  10. Eu querendo MUITO ler esse livro. Adoro a saga de LOTR, e ler algo a mais é sempre uma boa pedida. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Já faz um tempo que estou DOIDO para ler esse livro. Dizem muito bem dele, e entrou direto para a minha lista de desejados. Adorei a resenha rs.

    Abraço, PEDRO TELES XD~
    http://www.sickforbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Acredite ainda não li nada de Tolkien! Mas vou me programar para ler A Trilogia Os Senhor dos Anéis. Fiquei interessa em O Hobbit, mas acho interessante realizar a leitura depois da trilogia. Vamos ver o que eu faço. Haha

    Bjs e Obrigado pelo coments no Livros Lovers,e por seguir ;)

    Seguindo...

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante o teu blog, ótimo conteúdo.
    Eu preciso ler mais!
    Parabéns pela resenha, linguagem bem clara adorei!
    Feliz 2013!
    sweetbulunga.blogspot.pt

    ResponderExcluir