skip to main | skip to sidebar

EU, ELDER F.


Livros, filmes, fotografias e histórias contadas pela metade.

Começando 2013 Escrevendo: Antologias Abertas

É comum encontrar blogueiros que nutrem, assim como a paixão pela leitura, um afeto pela escrita. Uns blogs começam com contos, poesias ou textos aleatórios. Outros estão mais preocupados com a crítica da produção literária, mas ainda assim seus donos inventam histórias, imaginam alguns contos e têm vontade de publicar um livro antes de morrer. Nesses anos de blogosfera, o que eu mais encontrei foram blogueiros inteligentes com escritas bem precisas e envolventes que, infelizmente, não têm seus textos divulgados para uma maioria, pelo contrário, permanecem esquecidos em blogs que vez ou outra alguém lê.

No contexto dos blogs "litero-solitários", eu apresento neste artigo algumas antologias abertas em 2013 para escritores que queiram se aventurar na escrita "séria" de contos. Os temas são variados, indo de romances e problemas adolescentes até fantasia e sci-fi. Ou seja, é difícil não achar uma antologia que não se encaixe no seu tipo de literatura preferida (tanto pra ler quanto pra escrever). Portanto, não percam a oportunidade de submeter suas histórias para essas antologias listadas e de sair da esfera blogosférica para irem parar nas folhas brancas dos livros.

Uma dica que eu deixo, pra quem pretende se aventurar e enviar um conto para alguma das antologias abaixo, é ler as 10 dicas super inteligentes que a escritora Zadie Smith escreveu no The Guardian sobre escrever ficção (http://www.guardian.co.uk/books/2010/feb/22/zadie-smith-rules-for-writers).

1. Enquanto criança leia muitos livros. Passe mais tempo fazendo isto do que qualquer outra coisa.
2. Quando adulto, tente ler seu próprio trabalho com se fosse um desconhecido, ou ainda melhor, como um inimigo.
3. Não romantize sua “vocação”. Você pode escrever boas frases ou não pode. Não existe “estilo de vida de escritor”. Só importa o que você coloca no papel.
4. Evite suas fraquezas. Mas faça isso sem falar para si mesmo que as coisas que você não pode fazer não valem a pena serem feitas. Não mascare sua insegurança com desprezo.
5. Deixe um tempo considerável entre escrever algo e editá-lo.
6. Evite panelinhas, gangues, grupos. A presença de uma galera não tornará sua escrita melhor do que é.
7. Trabalhe em um computador sem acesso à internet.
8. Proteja o tempo e o espaço em que você escreve. Mantenha todo mundo longe dele, mesmo as pessoas mais importantes para você.
9. Não confunda honras com realizações.
10. Conte a verdade a qualquer pretexto que venha à mão – mas fale. Resigne-se à tristeza perpétua de nunca se sentir satisfeito.


Space Opera III (Editora Draco)


“Em uma galáxia muito, muito distante...” 

“Audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve...” 

Todos conhecem essas famosas citações. Afinal, marcaram a vida de muitos amantes da ficção científica. Star Trek e Star Wars, popularizaram ainda mais o subgênero space opera na televisão e no cinema, gravando-o profundamente na mente de várias gerações.

Tema: space opera / aventura espacial: com seus heróis, heroínas, vilões, naves, estações espaciais, criaturas bizarras, robôs, máquinas maravilhosas, tecnologias fantásticas, planetas, luas, impérios galácticos, repúblicas planetárias, federações e/ou organizações industriais, comerciais, filantrópicas, e demais características típicas do subgênero.

Data final de entrega do texto: 31 de Março de 2013
Mais informações: http://blog.editoradraco.com/2012/10/antologia-space-opera-iii-guidelines/

Vírus Z - Apocalipse Zumbi (Editora Crescente)


O apocalipse zumbi deixa evidente a fragilidade dos seres humanos diante de uma infestação fora de controle. Em Vírus Z vemos o que estas criaturas seriam capazes de fazer e o que o resto da raça humana poderia fazer. A fé foi abalada e a esperança quase não existe diante da desvantagem esmagadora dos famintos zumbis. Mergulhe nestes diferentes pontos de vista e absorva tudo o que for possível, pois quando o apocalipse zumbi vier você precisará sobreviver.

Data final de entrega do texto: 15 de Abril de 2013
Mais informações: http://www.editoracrescente.com.br/2012/09/o-mundo-ruma-para-um-destino-incerto.html

Meu Amor é Um Sobrevivente (Editora Draco)


O fim do mundo está chegando, é hora de começarmos a pensar nas histórias que farão a coletânea Meu amor é um Sobrevivente, o quarto volume da série Amores Proibidos -- que já publicou os títulos Meu amor é um Vampiro, Anjo e Mito.

Tema: Sobreviventes a catástrofes fantásticas ou que imaginem ambientes apocalípticos ou terríveis. Distopia é a palavra-chave.

Data final de entrega do texto: 4 de Março de 2013
Mais informações: http://blog.editoradraco.com/2012/12/meu-amor-e-um-sobrevivente-coletanea-da-serie-amores-proibidos-guia-para-submissao-de-contos/

Do Céu ao Inferno... Contos de Anjos e Demônios (Editora Crescendo)


O que aconteceria se um anjo se apaixonasse perdidamente por uma humana? Seus semelhantes enviariam um exército à Terra para que a mesma fosse destruída? E se em vez de uma humana o anjo declarasse o seu amor por um demônio? Seria isso possível? Do Céu ao Inferno é uma antologia criada para que os autores idealizem o mundo onde esses seres divinos e amaldiçoados convivem em guerra ou harmonia, onde o bem não é exatamente aquilo que parece e o mal fica do nosso lado.

Data final de entrega do texto: 15 de Abril de 2013
Mais informações: http://www.editoracrescente.com.br/2012/09/do-ceu-ao-inferno-contos-de-anjos-e.html

Nós Estamos Aqui (Editora Draco)


A juventude sempre foi uma parte complicada da vida. E por esse motivo, sempre foi uma parte importante da literatura ocidental. As histórias sobre jovens e seus dramas estão entre nós desde Werther, Tom Sawyer ou nos filmes de Gus Van Sant. A coletânea Nós estamos aqui - histórias da juventude busca capturar o espírito de obras como O Apanhador no Campo de Centeio ou As Vantagens de ser Invisível. Abrindo a caixa dos dramas juvenis do século XXI, dos jovens que vivem por fora como um personagem de Sofia Coppola e por dentro como uma canção do Weezer. Queremos histórias sensíveis, capazes de capturar a essência dessa época da vida. Seus conflitos, anseios, expectativas e descobertas inseridas em um enredo de qualidade, com personagens cativantes e únicos à sua maneira. Pessoas que transformem os clichês adolescentes em coisas sensíveis e interessantes. Serão escolhidos inicialmente 10 autores para acompanhar o autor e organizador Jim Anotsu (Annabel & Sarah e A Morte é Legal) nessa viagem.

Data final de entrega do texto: 30 de Abril de 2013
Mais informações: http://blog.editoradraco.com/2012/12/nos-estamos-aqui-coletanea-aberta-guia-para-submissao-de-contos/

Boy's Love (Editora Draco)

Yaoi, Boy`s Love, shounen-ai: termos que podem soar estranhos para muitos, mas que são bastante familiares aos fãs de animes e mangás - as animações e quadrinhos japoneses. O Boy`s Love (BL), também muito conhecido no ocidente como yaoi, é um subgênero japonês que engloba mangás, animes, filmes, games e light novels com o tema da homossexualidade masculina. Então a nossa prosposta é reunir contos de literatura fantástica (ficção científica, fantasia, terror), com foco, é claro, na relação homoafetiva entre rapazes.

Data final de entrega do texto: 30 de Abril de 2013

Caçadores de Bruxas (Editora Buriti)

A trilogia temática “Caçadores” tem por objetivo reunir contos sobre as mais diversas, dramáticas e inacreditáveis caçadas por toda a história, em todos os mundos. No primeiro volume, ‘Caçadores de Vampiros”, tivemos o prefácio exclusivo de Dacre Stoker, e participaram sete autores, desde consagrados até estreantes, sendo eles: Adriano Siqueira, Alícia Azevedo, Allana Dilene, Carolina Contini, Georgette Silen, Marcel Breton e Violet Fayard.

Nesta segunda parte, ‘Caçadores de Bruxas’, optaremos por contos que sigam, mesmo que figurativamente, a história da caça às bruxas, enfocando determinado período de tempo ou ainda reproduzindo passagens pelo séculos. Também neste volume não teremos um número X de histórias por antologia, pois este será idealizado a partir do material recebido.

Data final de entrega do texto: 15 de Janeiro de 2013

Mundos (Editora Buriti)

Uma série com o melhor da fantasia nacional e internacional. Esta é a coleção ‘Mundos’, cujo primeiro volume já recebe submissões. Com temática livre dentro do universo fantástico, cada obra vai reunir diversos contos de diferentes autores e estilos.

Data final de entrega do texto: 11 de Abril de 2013

17 comentários:


  1. Eu concordo com você. Nestes tempos de blogueiro conhecemos muitas pessoas que escrevem muito bem, porém ficam muitas vezes esquecidos.
    Esta é uma ótima forma dar inicio a uma grande carreira!
    Mais gratificante é ver blogs como o seu que dá dicas de onde estão aberto estas ''vagas''.
    Muito Legal.
    Passa lá?
    http://coracoesdeneve.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Elder!
    Adorei as dicas, vou tentar me encaixar em algum deles, quem sabe consigo publicar um de meus contos...
    Obrigada pela visita ao blog ;)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Curti bastante as dicas e tenho que concordar com quase todas.
    Tentarei publicar algum conto.
    P.S.: Eu sou louco para fazer intercâmbio. Depois, se quiser, me diga como foi a experiência.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Adorei o post! Realmente há essa paixão por palavras vindo dos blogueiros. <3
    Fiquei super tentada a mandar um conto... pensarei um pouco mais a respeito. -rs

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você, é muito natural ver um blogueira escrever desde um versinho até uma webhistória isso é super legal porque você ele fluindo as suas ideias, eu nunca pensei em escrever em meu blog, não pelo fator PREGUIÇA, ou pelo falta de criatividade, mas é que lá o publico não curte :// mas eu sempre sonhei em escrever um livro, isso é um sonho desde pequeno!
    E as suas dicas foram excelentes!

    jovenclube(.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Estava pensando num post sobre isso esses dias, e iria postar também as antologias em aberto. É que li algo sobre algum autor que agora não me recordo quem é (talvez o Lovecraft) e havia algo sobre a literatura ter sido desestimulada durante os anos de juventude e por isso passou anos sem escrever. E, caso algo no meio do caminho não tivesse dado certo, ele não seria agora um dos grandes expoentes da literatura de horror do século XX. Então meio que acho importante e interessante o trabalho dessas editoras pequenas, que dão confiança, melhoram o trabalho e ensinam como trabalhar aos mais jovens que nunca publicaram, e abrem caminho.

    Ainda tem muito pouco espaço. Muita gente fica de fora. Mas temos muito potencial por aqui. Eeenfim, o/

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei muito das dicas. Vou tentar ver se me encaixo em algum desses, sempre quis ter um dos meus txtos publicados assim. Nossa, quanto tempo eu não passava por aqui :) Feliz 2013 atrasado, bjs
    naquelemomentoeujuro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post!
    Adorei as informações!
    Feliz Dia do Leitor!!!
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu sou louca pra escrever, mas me falta criatividade. Nunca acho que a história é original, aí acabo desistindo. Mas fico apreciando os bons escritores e super apoio. Achei bem legal vc divulgar essas dicas. ;)
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Olá :-)
    Gostei muito do seu post e concordo com você em gênero, número e grau.
    Sobre escrever, nunca tentei publicar nada, mas devo ter uns 23 livros escritos. Quem sabe me animo a procurar quem publique .
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Elder.

    Como vai, meu amigo? Obrigada pela visita em meu blog enquanto eu estava fora. Foi um período legal, divertido, mas quase sem internet. =) Interessante, eu tinha ministrado uma aula no dia 23 de dezembro sobre a origem do Natal, na igreja, então estava por dentro do tema. O mais importante da data é mesmo a essência, o lembrar de Cristo e transmitir seu amor a todos, especialmente aos mais próximos, e sempre.

    Menino, eu amei a sua postagem. Escrevo desde os dez anos, e meus contos são bons, mas é fato que sou romancista, não contista. Tentarei participar de três dessas antologias: a três, a cinco e a oito; as demais não fazem meu estilo de escrita. Muito obrigada pela dica! De quais você participará?

    Beijos e feliz 2013!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda tô pensando, mas a Nós Estamos Aqui, sobre clichês adolescentes, chamou minha atenção.

      :)

      Excluir
  12. Adorei as dicas sobre as antologias mas não sou muito de escrever contos.
    Gosto de escrever mas apenas para mim. Já escrevi alguns contos mas também guardo-os para mim. Não acho que algum dia eu vá publicar algo do que escreva, mas o post é muito útil para aquelas pessoas que tem vontade de publicar :)

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Elder! Tudo bem? Nossa, Adorei saber disso! Só não sei se levo jeito para escrever contos, enfim. Super dicas!

    bjs

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  14. Ja pensei em escrever muita coisa.. eu ate ja tive um blog pra poder escrever o que me vinha a cabeça, mas acabei desistindo dele... sei lá.. acho que ainda nao to preparada pra investir em algo assim...
    e concordo com vc.. tem muita gente que escreve bem e fica esquecido

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  15. Nossa, estava precisando de uma postagem assim. Eu estou finalizando o conto para Caçadores de Bruxas.
    Irei favoritar essa página e usá-lo como agenda.
    Tentarei participar de algumas antologias.
    Boa escrita àqueles que tentarem!

    ResponderExcluir
  16. Gosto bastante de escrever, mas tenho um problema imenso com escrever coisas com asusnto pré-determinado: sempre acabo fugindo do tema ou do número de palavras...

    ResponderExcluir